O curso Reanimação do Recém-Nascido < 34 Semanas em Sala de Parto faz parte do Programa Brasileiro de Reanimação Neonatal, cuja missão é disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, no transporte e na estabilização imediata após a reanimação, com a finalidade de reduzir a mortalidade associada à asfixia perinatal.
Objetivo:
Capacitar médicos a reanimar e enfermeiros a auxiliar na reanimação em sala de parto do prematuro com idade gestacional inferior a 34 semanas, conforme as condutas do PRN-SBP de 2016.
Descrição:
Carga horária de 8 horas com 1 aula teórica e 4 aulas práticas sobre os problemas mais frequentes relacionados à reanimação do prematuro e os respectivos procedimentos em sala de parto.
Nas aulas práticas, com manequins, para ventilação por máscara e cânula traqueal com acesso umbilical, ventilador mecânico manual em T, cada instrutor do PRN-SBP ministra o treinamento para o máximo de 8 médicos/enfermeiros.
Pré-requisito:
Médico ou enfermeiro aprovado no Curso de Reanimação Neonatal da SBP: condutas 2016.
Carga horária:
8 horas.
Local:
Centro de Treinamento da SMP
Material didático utilizado:
- Reanimação Neonatal em Sala de Parto: documento científico do PRN-SBP.
- Reanimação Neonatal: Diretrizes para Profissionais de Saúde, SBP: 2012. (Previsão de lançamento do novo manual em 2017)
- Manual de Reanimação Neonatal com DVD-ROM, 6ª edição português, Academia Americana de Pediatria: 2011. (Previsão de lançamento do novo manual em 2017)
Programa:
Aprovação:
Para ser aprovado o aluno precisa cumprir os três itens abaixo:
- Presença em todas as atividades teórica e práticas (8 horas);
- 45 ou mais "SIM" na avaliação das atividades práticas;
- 20 ou mais acertos no pós-teste;
Certificado de aprovação:
Fornecido pelo PRN-SBP ao final do curso se presença integral com nota mínima de 80% no pós-teste (40 questões) e nota mínima de 90% nas atividades práticas (40 itens).
IMPORTANTE: O curso de Reanimação Neonatal de Prematuro tem como pré requisito o curso de maior que 34 atualizado (realizado após abril de 2016).
Será verificado junto ao sistema da SBP os dados do aluno(a) interessado(a) no curso de Prematuro. Caso não esteja de acordo, sua inscrição será cancelada.
Não será feita devolução de valor caso o aluno não compareça ao curso.
Em caso de atestado médico, o curso será remarcado.
A desistência na participação deverá ser comunicada com 20 dias de antecedência, após este prazo terá multa de 50%.